terça-feira, 20 de maio de 2014

O espaço durante o tempo


IMAGEM DE FEIRA EM DIFERENTES ÉPOCAS













     


Atividade Sugerida para o professor: Percepção do espaço

Os alunos devem identificar a escola, áreas verdes, e as outras partes da cidade, como por exemplo, observar os lugares onde foram construídas as residências e indústrias. Em seguida o professor deve questionar os pontos que os alunos observaram, sendo assim será analisando e estimulado o lado educacional perceptivo do aluno. Em seguida fazer atividades referentes à localização, como croqui.



Noção de tempo no espaço



Sabendo que a noção de tempo em um determinado espaço é construída, primeiramente, das experiências desenvolvidas ao longo do tempo de desenvolvimento de uma criança. Contudo, é necessário que o professor desenvolva atividades em sala de aula, a partir do lugar em que o aluno vive. Dessa forma, devem ser abordados assuntos de experiências corporais e perceptivas, que ocorreu ao longo do tempo no local onde esses alunos residem, como por exemplo, fazer algumas perguntas: em que ano o aluno nasceu? Há quanto tempo o aluno mora no bairro? Há 2 anos atrás como era o bairro? Quais são os meses do ano? Chove muito no bairro? Quais os messes que chove e faz mais frio?

            Em seguida é bom solicitar atividades como desenhos: será necessário o aluno desenhar o bairro dele, o antes e depois, sendo assim o aluno será estimulado a pensar sua vivencia de forma cronológica, em uma noção de tempo espacial.       

Referências:
ADAS, Milhem. Geografia – 5ª Ed. - São Paulo: Moderna, 2006





Editores do Blog.



Nenhum comentário:

Postar um comentário